Café Açores

MOLDADO POR VULCÕES E ABRAÇADO PELO ATLÂNTICO

enquadramento

Embora o consumo de café faça parte da cultura europeia há
vários séculos, a sua produção neste continente será sempre
vista como um fenómeno raro e um acto corajoso de alguns
apreciadores.

A situação geográfica e o clima não são ideais, tornando
impossível a produção de café.

quase

Quase

.

.

.

.

.

há café nos açores

A produção de café no arquipélago remonta aos finais do século XIX, quando um militar brasileiro fez as primeiras experiências na ilha de São Miguel.
No entanto, a produção no território viria a tornar-se quase inexistente um século depois.

O microclima com temperaturas amenas, altos níveis de humidade e chuva abundante durante todo o ano, o solo vulcânico e a alta altitude, fazem dos Açores um local surpreendentemente privilegiado para a produção de café de alta qualidade.

Nos últimos anos, aquilo que parecia ser impossível, tornou-se uma realidade e a produção de café voltou ao arquipélago e são já muitos aqueles que apostam em pequenas produções.

.

há café nos açores

Porém, a produção de café nos Açores continua
a ser do desconhecimento da maioria das pessoas.

E se perguntarmos a alguns verdadeiros apreciadores sobre a possibilidade de produzir café nos Açores, eventualmente
a resposta será quase sempre a mesma:

.

.

Saboreia o primeiro e único café português

Intensidade

Aroma

Equilíbrio

Corpo

Acidez

José Gabriel Ferreira & Filomena Ferreira
Terceira

.

Tudo começou há 26 anos atrás, quando José e Filomena Ferreira decidiram regressar à Terceira, a terra onde nasceram, com os dois filhos. Em 2001, José foi a São Jorge visitar um amigo que tinha árvores grandes, bonitas, todas a florir. O amigo, em tom de brincadeira, disse-lhe para levar uns pés de café e tentar o impossível. Foi então que começou a interessar-se pelo café. Levou uns pés, plantou e em 12 anos cresceram. Neste momento tem 1500 plantas.

Para José, produzir café na Terceira é um desafio, o clima é muito bom, os solos também mas diz que - “o café não gosta de vento e nos Açores há muito vento.” Mas conseguiu desafiar as leis da Natureza e fazer o impossível, plantar café nos Açores. A sua produção está agora a começar mas já conseguiu concretizar um sonho que parecia impossível, oferecer ao Mundo o 1º e único café português.

Impossível? É beber para crer.
Descobre aqui todas as histórias impossíveis.

.

Pedro Pimentel & Dina
S. Miguel

Há 40 anos atrás o pai de Dina, mulher de Pedro Pimentel, tinha no quintal de sua casa, em Vila Franca, plantas de café. Também Pedro lembra-se de ver nos Açores plantas Caturras porque as flores são lindas, inesquecíveis. Com estas memórias de infância decidiram começar o seu projeto familiar, plantar café nos Açores. Depois de viajarem pelo mundo, começaram a pôr em prática o que aprenderam para tentar o impossível - ter nos Açores plantas de café nunca antes experimentadas.

Escolheram um lugar especial, perto da Ribeira, para a plantação de café, onde a água tem muitas propriedades minerais e é gaseificada. “O café vai ser regado com estas águas, o que o torna bastante interessante. É um café diferente, especial, de qualidade.” conta Dina. Para o futuro desejam que - “O café dos Açores chegue longe. Já temos o queijo de São Jorge, o chá da Gorreana, o ananás dos Açores, porque não ter o café dos Açores? Temos o café mais a norte de todos os países e nesse sentido é um café impossível.


Impossível? É beber para crer.
Descobre aqui todas as histórias impossíveis.

.

Jorge Tiago Martins
Terceira

Um dia, Jorge Martins vai dedicar-se a 100% à produção de café mas, por agora, é um hobby que gosta muito, talvez por ser engenheiro agrónomo e agrícola. Conta que, desde há muitos anos, ouve-se falar da existência de café nos Açores mas, só a partir de 2000, com as plantas mães que existiam, plantas muito antigas com 70 ou 100 anos, é que se começou a pensar na produção de café. Fez-se uma seleção dessas plantas e entregou-se alguns pés de café a várias pessoas para plantarem.

O objectivo era que, passados uns anos, houvesse um pequeno núcleo de pessoas interessadas em levar para a frente a sua produção. É a partir daqui que Jorge começa a tentar o impossível. Mesmo com condições climatéricas que muitas vezes não ajudam, como o vento, que condiciona as plantações, a produção de café está a conquistar o seu lugar nos Açores e a ter um papel importante no Mundo como o 1º e único café português.

Impossível? É beber para crer.
Descobre aqui todas as histórias impossíveis.